jun 26

O setor logístico vem se destacando cada vez mais e alcançando patamares estratégicos dentro das empresas, contribuindo muito para que sejam alcançados resultados melhores. Dentro desta estratégia encontra-se a supply chain, ou cadeia de suprimentos.

Este conceito é bastante comum na área da logística e é aplicado em grande parte das empresas, a fim de que as demandas e necessidades do consumidor sejam atendidas.  Portanto, se você quer ver seu negócio se destacando da concorrência, tire todas as suas dúvidas sobre a supply chain neste artigo.

O que é Supply Chain?

Supply chain significa, em português, cadeia de suprimentos. Ela é a responsável por todos os processos que um produto passa, desde a captação de matérias-primas até a entrega para o consumidor final. Ou seja, são os métodos e operações que compõem a fabricação, logística e distribuição deste produto.   

Na prática, isso quer dizer que ela envolve todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes. Ainda, adicione a todas essas etapas a infraestrutura física e de processos necessária para dar suporte às operações.  

Além de tudo isso, outros processos também podem ser incluídos no supply chain, como os relacionados à criação de novos produtos, atendimento ao consumidor, controle financeiro e marketing.

Como a cadeia de suprimentos se relaciona com a logística?

A logística e a supply chain sempre andaram juntas. Apesar de a “cadeia de suprimentos” ser um conceito novo, sua origem se dá com o surgimento da logística como objeto de estudo em 1950. Essa relação é tão dependente que é difícil afirmar ao certo se a logística é um instrumento da cadeia de suprimentos ou se é o contrário.   

Resumidamente, podemos dizer que a logística é responsável pela movimentação dos produtos de um lugar para o outro e por toda a documentação ligada a esses processos. Essas atividades englobam não só o transporte em si, mas também a análise estratégica para definir os meios mais ágeis e mais adequados a cada tipo de produto, o uso de tecnologias para movimentação e rastreio, gestão de riscos e o controle de cargas e descargas.   

Todos esses processos logísticos visam garantir que os produtos cheguem ao seu destino no prazo certo e com toda a segurança. Ao passo que a logística concentra seus esforços no transporte da mercadoria e em todo o suporte para que isso ocorra, a supply chain tem uma visão mais ampla, planejando todo o fluxo do produto e sua relação com o negócio e os clientes.   

A logística tem um papel fundamental dentro da cadeia de suprimentos. Afinal, a gestão de supply chain necessita que os produtos cheguem no prazo, nas condições, na quantidade e no endereço combinados.  Assim, podemos afirmar que, se houver falhas na logística, a supply chain será impactada diretamente.

Como você pode perceber, o papel da logística nos negócios passou a ser mais estratégico do que operacional.  Conceitos como supply chain, resposta rápida e gerenciamento do inventário de estoque revolucionaram não somente a forma pela qual as empresas gerenciam suas atividades logísticas, mas também como fazem a gestão de todo o seu negócio.  

As estratégias logísticas influenciam no projeto do produto, nas parcerias, na seleção de fornecedores e em outros processos vitais do negócio.

Fonte: WebMais