set 09

Tecnologia bastante divulgada e conhecida no mercado financeiro, o Blockchain vem sendo disseminado em outros setores de negócio, especialmente por sua capacidade em oferecer operações mais rápidas, seguras, democráticas e menos burocráticas. Numa época em que cada vez mais as transações ocorrem no ambiente digital – especialmente no contexto da pandemia mundial -, o Blockchain tem sido utilizado de modo mais frequente, inclusive em operações do setor logístico.

O que é

Antes de falarmos dos usos e vantagens na logística, é bom esclarecer em que consiste esta tecnologia. O Blockchain permite ter acesso a um banco de dados descentralizado e compartilhado entre diferentes usuários, permitindo o registro de informações e as transações entre dois agentes sem intervenção de um órgão regulador. Assim, as informações não ficam aglomeradas num único servidor ou controladas por uma instituição, por exemplo.

Inicialmente, essa inovação foi usada com a criação do bitcoin – criptomoeda não controlada por um governo ou órgão regulamentador, visando oferecer mais segurança, liberdade e independência às pessoas. Seu grande potencial de disrupção despertou o interesse de outros setores que começaram a aplicar a tecnologia com diferentes propósitos, transformando a rotina de muitas empresas.

Uso na logística

O Blockchain tem dado mais agilidade e transparência a determinadas operações na logística e cadeia de suprimentos, especialmente nos serviços de rastreamento de cargas, compartilhamento de caminhões e precificação de veículos usados.

Ao compartilhar informações imutáveis com todos os envolvidos no processo, o Blockchain permite que informações atualizadas acerca dos processos de produção e entrega sejam registradas e rastreadas. Assim, dados como forma de produção, armazenagem, prazos de validade, trajetos, manutenções realizadas, acidentes ocorridos, período de uso do veículo, entre outros, são mantidos de forma segura, econômica e eficiente.

“A ideia de um processo inteiramente virtual parece algo pouco factível para um setor denso e complexo como o logístico, mas a tendência é que essa tecnologia inovadora seja cada vez mais comum nas transações do mercado”, afirma o diretor comercial da Logic, Daniel Muricy.

Vantagem competitiva

Além de todos os benefícios já apresentados, o Blockchain oferece alta segurança nos dados gravados, visto que eles não podem ser alterados pelos demais que possuem acesso. Também oferece maior agilidade ao encurtar processos, pois ao invés de todos os envolvidos precisarem falar entre si, eles se conectam à rede e têm acesso aos dados de que precisam, de modo mais ágil e transparente. Essa otimização gera, consequentemente, uma redução de custos.

“Acreditamos que os processos internos sofram uma melhoria considerável com o uso do Blockchain, com redução de ruídos e falhas, pois passamos a ter dados mais precisos e compartilhados envolvendo toda a cadeia de suprimentos”, explica o diretor operacional da Logic, Francisco Snoeck.

Atenta às tendências de mercado, a Logic já vem implantando sistemas que usam a tecnologia Blockchain para registrar, rastrear e dar mais agilidade às suas operações. Se quiser saber mais sobre como o Blockchain tem transformado os serviços realizados pela empresa, entre em contato.