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O setor de e-commerce tem crescido no mundo todo e o Brasil segue esta tendência. Dados recentes divulgados pela Ebit/Nilsen apontam um crescimento de 12% do setor apenas no primeiro semestre de 2019, representando um faturamento de R$ 26,4 bilhões, e o país aparece ainda com o maior faturamento do setor entre as nações da América Latina. E ainda há muito que crescer, pesquisa recente do Google mostrou que as vendas por e-commerce irão dobrar em cinco anos.

De fato o e-commerce oferece conforto e facilidade para os consumidores, contudo as empresas precisam estar atentas a alguns fatores estratégicos, como é o caso da logística. Vendas pela internet exigem cuidados específicos em relação às entregas e ao relacionamento com o cliente, especialmente no pós-venda. “Uma boa estratégia de logística para e-commerce está encarregada de planejar o armazenamento e fluxo dos produtos, assim como as informações relativas a eles – desde seu ponto de origem até o destino final” explica o diretor de operação da Logic, Francisco Snoeck.

A terceirização do serviço

A depender do volume de vendas de uma loja virtual, é necessário contar com uma estrutura logística mais robusta, capaz de atender a demanda. Terceirizar esta atividade é uma boa opção e implica em permitir que o operador logístico receba, confira e gerencie a estocagem dos produtos, além de preparar e distribuir os pedidos com agilidade – estima-se que o tempo ideal para esta operação seja de 24 horas.

O operador também poderá cuidar do transporte das mercadorias, rastreando o envio dos pedidos de modo a ter o melhor controle em cada operação e, se possível, dando aos clientes informações em tempo real sobre a fase em que se encontra o produto adquirido. Vale ressaltar que esta etapa é bastante desafiadora, pois administrar os custos e a malha de entrega com eficiência num país com dimensões continentais não é para qualquer um.  Entretanto uma boa estratégia consiste em investir em sistemas de gerenciamento e monitoramento da entrega, sendo capaz de oferecer um pronto atendimento caso haja problemas com a remessa em trânsito.

Benefícios para o negócio

Apesar dos desafios, uma boa operação logística é certamente uma vantagem competitiva para o negócio de e-commerce, auxiliando na satisfação e fidelização de clientes ao cuidar dos prazos e integridade dos produtos. “Todo mundo que utiliza e-commerce espera receber seu pedido de forma rápida e sem dor de cabeça. O operador logístico deve estar atento para tornar essa experiência de compra algo eficiente que deixe o consumidor satisfeito e, na medida do possível, incentive-o a comprar novamente no mesmo lugar. Assim, todos ganham com o processo”, finaliza o diretor comercial da empresa, Daniel Muricy.