A Opentech e a EUAX Consulting uniram suas expertises para criar o Radar Logístico, um diagnóstico que mapeia de forma simples a maturidade das operações. O produto é uma ferramenta de análise e diagnóstico voltada ao aprimoramento de processos operacionais, ganho de eficiência, aumento da produtividade e redução de custos. A parceria entre as duas empresas foi oficializada nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, na 22ª edição da Fenatran, em São Paulo.
Voltada principalmente às operações de médios e grandes embarcadores, indústrias e operadores logísticos, a nova solução desenvolvida pela Opentech/EUAX é capaz de avaliar e mapear processos operacionais, apontar os principais gaps, identificar oportunidades de melhorias e propor boas práticas, classificando a maturidade logística no planejamento, expedição, viagem, frota, gestão e indicadores.
De acordo com o CEO da Opentech, Duani Reis, a OpenTech e a EUAX uniram forças para entregar ao mercado de embarcadores e indústrias um diagnóstico que, de forma simples, comunique facilmente a maturidade da operação logística e que contribua para elevar o nível de serviço do mercado de transporte brasileiro.
Duani explica que a nova solução atua como um raio-x da operação logística e ao final das etapas de preparação, avaliação e entrega, o cliente pode implantar um plano de ação com alocação de ferramentas e profissionais especializados. Os consultores envolvidos no projeto são certificados segundo práticas internacionais, com metodologia baseada em princípios de design thinking.
O CEO & Founder do Grupo EUAX, Jackson Rovina, acredita que a experiência da EUAX com transformações de processos focada em elevar a performance das empresas e afetar positivamente seus resultados, em conjunto com a experiência da Opentech, vai levar a logística de transporte das organizações para outros patamares. “Com as melhores práticas e tecnologias certas, vamos elevar o nível de maturidade e a experiência dos clientes”, diz.
Performance e maturidade
Desenvolvido para aumentar a performance e a maturidade nos elos da cadeia logística, o Radar Logístico avalia cinco diferentes frentes: planejamento (contratação de frete, agendamento, sequenciamento de picking, plano de gerenciamento de risco/contingência e plano de prevenção de perdas/acidentes); expedição (tempo de separação, aderência ao carregamento e tempo); viagem (tempo de descarga no cliente, gestão de On Time, alertas logísticos e visibilidade); frota (manutenção, ociosidade e jornada de trabalho) e gestão (melhoria contínua do processo, diagnóstico operacional, dashboards e relatórios).
O trabalho é dividido em três etapas obrigatórias e uma opcional. Na fase de Preparação, o foco é a definição do plano de trabalho, análise preliminar do negócio e preparação de ambiente para aplicação de pesquisas. A segunda etapa, de Avaliação, prevê entrevistas com stakeholders, avaliação de boas práticas e compilação dos dados.
A fase 3 é dedicada à Entrega, que inclui alinhamento prévio, preparação do relatório final e apresentação do relatório com sugestões de ações futuras. Os clientes do Radar Logístico também terão à disposição uma quarta etapa, contratada à parte, que contempla a alocação de profissionais especializados para implantação das ações de melhoria de performance identificadas nas fases iniciais do processo.
Fonte: Infomoney