maio 27

Um dos valores mais importantes no setor de operações logísticas diz respeito à segurança de seus processos, pois garantir a integridade da carga reduzindo riscos de transporte e distribuição é um dos principais objetivos de quem fornece este tipo de serviço. No caso de quem trabalha para a indústria química, este cuidado é ainda maior. Visando possibilitar a avaliação de empresas neste ramo, a Abiquim lançou em 2001 um sistema de gestão integrado capaz de avaliar a gestão da qualidade, ambiental, saúde e segurança das partes interessadas, conhecido como SASSMAQ.

O primeiro módulo do sistema foi o rodoviário e trata justamente de transportadoras e operadoras logísticas que lidam com cargas perigosas. Criado com base no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies) do Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas, o sistema busca a melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos.

Atenta às tendências do mercado e sempre preocupada em oferecer serviços com qualidade e segurança, a Logic é certificada pelo SASSMAQ, permitindo a constante avaliação de desempenho de indicadores estratégicos como gerenciamento, segurança, saúde, meio ambiente, planejamento de operações, segurança patrimonial e inspeção do local, entre outros. “O resultado é que nos tornamos mais qualificados e competitivos porque nossos clientes sabem que investimos em processos bem estruturados e isso nos dá maior credibilidade no mercado”, afirma o diretor comercial Daniel Muricy.

Ainda sobre os riscos envolvidos na infraestrutura do negócio, o diretor de operações da empresa, Francisco Snoeck ressalta: “Queremos sempre minimizar quaisquer impactos e garantir a entrega correta dos produtos, seja de qual natureza for. Segurança é sempre uma prioridade para nós e o SASSMAQ veio para reforçar ainda mais nosso compromisso”.

A implantação do sistema não é obrigatória, mas desde 2005 é um pré-requisito para quem quer transportar produtos químicos, pois ela aumenta as garantias de que todo o processo será conduzido de maneira segura, obedecendo aos mais rigorosos padrões que zelem pelas pessoas e meio ambiente. Dados mostram que a adoção do sistema gera diversos benefícios para as empresas, sendo os principais:

  • Comprova a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
  • Diminui o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
  • Valoriza a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
  • Adota um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
  • Reduz o número de acidentes, infrações e penalizações;
  • Está qualificada a prestar serviços a indústria química no geral.

 

Além disso, quanto maior for a qualificação de empresas e profissionais autônomos de carga, maiores serão as chances de contratação de serviços especializados num mercado já tão concorrido, porém ainda carente de profissionalização especializada e gestão eficiente. Outro aspecto que vale a pena destacar é que com o crescimento da indústria química no país ocorre o aumento na demanda por serviços de transporte deste tipo de carga. Assim, o SASSMAQ se torna um grande diferencial, pois mesmo empresas que não são associadas à ABIQUIM têm buscado transportadoras com a certificação, pois sabem da importância da segurança no transporte de seus produtos.