nov 30

Quanto mais sistêmica for a visão do gestor, mais eficiente será o negócio. Partindo deste pressuposto, que por sinal é verdadeiro, fica evidente a importância dada ao controle bem feito de todas as etapas do processo produtivo de uma empresa.

Com demandas de mercado cada vez mais pautadas em redução de custos e tempo sem perda de qualidade e eficácia, o setor de logística das empresas se viu forçado a desenvolver novas competências e ampliar seu campo de visão. Surge então o conceito de logística integrada, que como o próprio nome já sugere, visa organizar todas as atividades da empresa de modo simultâneo, proporcionando integração de etapas e otimização de processos.

É preciso cuidado com etapas importantes como entrada e saída de mercadorias nos centros de armazenagem e seu transporte até o destino final. Neste sentido a Logic surge como parceiro ideal para dar suporte aos processos de logística das empresas, ao integrar num único lugar os serviços de armazenagem com estrutura moderna, grandes espaços e uso de tecnologia de ponta com empilhadeiras trilaterais e controle de estoque informatizado, distribuição fracionada de acordo com a necessidade de cada cliente, bem como transporte de cargas com frota própria e veículos rastreáveis.

Tal excelência em estrutura e atendimento dá ainda mais agilidade para que operações de logística integrada ocorram dentro dos moldes exigidos de qualidade e valores competitivos.

A logística integrada

As etapas que compreendem o processo produtivo de uma empresa são diversas e normalmente contemplam fases como fornecimento de matérias-primas, insumos, armazenagem e distribuição até a entrega final do produto. E é justamente para melhorar todo este fluxo logístico que surge a operação integrada.

Neste cenário merecem destaque as novas tecnologias que permitem o melhor controle dos fluxos e processos, compartilhando informações e cruzando dados de modo a oferecer uma compreensão geral da cadeia produtiva. Isto fará com que o gestor tenha a melhor e mais ampla compreensão das coisas para tomar decisões mais precisas e articuladas, permitindo que o fluxo logístico siga de modo contínuo sem interrupções que gerem perdas ou prejuízos.

Neste novo formato a responsabilidade do profissional de logística foi ampliada, pois se antes sua função era relacionada apenas a questões operacionais, agora é fundamental que ele domine uma gama de conhecimentos de diferentes setores, tais como: normas do setor de compras, processos produtivos, armazenagem, distribuição de mercadorias, entrega dos produtos aos clientes e acompanhamento das atividades de seus fornecedores e parceiros, entre outros.

Os benefícios

Esta lógica mais sofisticada tornou o setor ainda mais estratégico, pois traz muitos benefícios para a empresa. Ao tornar os processos mais eficientes e ágeis, a empresa economiza tempo, reduz custos operacionais, evita perdas e retrabalhos, além de tornar seus produtos mais competitivos no mercado, podendo praticar preços mais atrativos, melhorando a satisfação do público consumidor e aumentando a lucratividade.

 

Deixe uma resposta