out 20

 “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

A famosa frase de Charles Darwin nunca fez tanto sentido para a realidade das empresas como no momento atual. Com a pandemia do novo coronavírus colocando o mundo sob novas e inéditas regras, negócios dos mais diversos segmentos precisaram se reinventar para sobreviver aos desafios impostos.

Neste cenário, fica evidente a importância da adaptabilidade – competência essencial para enfrentar momentos de constantes mudanças causadas pela instalação de uma crise sanitária, econômica ou ainda por evoluções tecnológicas e mudanças comportamentais. Seja qual for o motivo, em períodos de crise, saber se adaptar é fundamental.

O mercado de logística vem sendo alvo de evoluções importantes nos últimos anos, especialmente com as mudanças tecnológicas e no comportamento de consumo da sociedade. “Essa transformação logística já vinha ocorrendo de modo gradual por meio da digitalização de processos, implantação de sistemas de monitoramento on-line, integração entre serviços e, claro, o crescimento do e-commerce. Mas a pandemia pisou no acelerador e reduziu drasticamente o tempo das mudanças. Com isso, nosso tempo de resposta para se adaptar precisou ser mais curto e ágil”, explica o diretor comercial da Logic, Daniel Muricy.

A importância de um bom planejamento

Diante de uma crise, o primeiro passo é analisar quais impactos e oportunidades a situação pode ter dentro da empresa e do mercado em que atua. Conhecer profundamente a realidade do seu negócio e estabelecer um plano de ação capaz de minorar possíveis danos são atitudes importantes que farão a diferença. Um bom planejamento contempla decisões difíceis, mas necessárias que afetam áreas estratégicas como financeiro, operações e gestão de pessoas. Para coloca-lo em ação, é preciso coragem e transparência – inclusive para uma conversa aberta com suas equipes, explicando cada desafio e estimulando todos a contribuírem para o sucesso do negócio. Lembre-se: ninguém faz nada sozinho. Ter uma equipe comprometida e engajada é determinante para o sucesso.

Além disso, estar constantemente atento e acompanhar as tendências de mercado ajudarão a prever para onde as coisas irão, mesmo diante de uma nova realidade. Mas tudo isso não adiantará muito se o empreendedor não tiver a disposição e a capacidade de se adaptar a novas situações.

A nova realidade da pandemia

No setor logístico, a pandemia trouxe grandes e importantes desafios. Estratégico para o abastecimento de produtos ao redor do mundo, o setor enfrentou sérios prejuízos em determinadas áreas, restrições em outras e, sem dúvida, viu surgir rapidamente novos modelos de negócios – especialmente com as mudanças de hábito no consumo.

“Tivemos que nos adaptar rapidamente de muitas formas. Internamente, precisamos adotar novos modelos de trabalho com home office, tivemos que ajustar nossa infraestrutura para atender as regras sanitárias, otimizar custos operacionais porque a demanda de nossos clientes foi alterada, fortalecer os canais de comunicação com stakeholders e, claro, aceleramos o lançamento da nova unidade de negócio de e-commerce”, explica o diretor de operações da Logic, Francisco Snoeck

Ao mesmo tempo, é preciso calcular devidamente riscos e investimentos, buscando sempre o equilíbrio capaz de promover o bem-estar de todos os envolvidos nas operações – interna e externamente.

Não é tarefa fácil, mas quem souber se adaptar e colher bons frutos durante a pandemia, certamente sairá mais fortalecido e maduro para novas crises ou mudanças.