nov 29

É de conhecimento geral que um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa que lida com mercadorias é dispor de uma boa estratégia de logística. Quando a logística é mal planejada ou executada de forma deficiente, os resultados são operações com custo elevado, alta taxa de falhas, demora no tempo de entrega e, consequentemente, clientes insatisfeitos.

Para evitar estes problemas, muitos têm optado por contratar um operador logístico experiente capaz de oferecer soluções integradas para o negócio. O operador logístico contempla todas as etapas de uma cadeia de abastecimento, buscando soluções na medida para cada tipo de comércio. Além disso, oferece infraestrutura completa para atuar simultaneamente nas áreas de transporte, armazenagem e distribuição.

Conheça algumas das principais vantagens de contratar um operador e transforme seu negócio com a expertise de quem conhece as principais características e tendências do mercado logístico.

  1. Redução de custos

Ao contratar um operador logístico, a empresa não precisará arcar com investimentos em infraestrutura própria para construção de armazéns e aquisição de frotas, por exemplo. Terceirizar estas atividades permitirá uma economia ao integrar os serviços num fornecedor apenas, otimizando processos.

  1. Aumento de performance

Ao concentrar toda a cadeia logística na mão de um operador, a empresa integra sua estratégia, evitando retrabalhos, perda de tempo e podendo manter o foco no seu “core business”, sem desperdiçar energia com aquilo que não fazem de melhor.  Com isso, há um ganho de eficiência e melhora do nível de serviço, visto que operadores logísticos possuem mais conhecimento técnico e melhor estrutura para operações.

 

  1. Economia com mão de obra

Ao terceirizar os serviços, a empresa deixa de arcar com folha de pagamento ou encargos trabalhistas referentes à mão de obra responsável pela operação logística, pois o operador já possui sua equipe própria especializada. Além disso, há troca de alguns custos fixos por variáveis, visto que a empresa só assume os custos referentes ao trabalho que foi efetivamente realizado.

 

  1. Expertise na prestação dos serviços

Contratar um operador logístico significa que a gestão desta parte da empresa está sendo feita por quem conhece as melhores práticas do mercado. Por ser perito no assunto, o bom operador conta com equipe técnica de especialistas, utiliza as tecnologias mais modernas, oferece infraestrutura segura e adota abordagens inovadoras e eficientes em suas operações. Por tratar exclusivamente de logística, sua dedicação e experiência no mercado são maiores que a de uma empresa comum, cujo negócio principal não seja este.

  1. Antecipa problemas e soluções

Justamente por estar constantemente envolvido no mercado de logística, o operador consegue antecipar problemas que possam ocorrer na cadeia de transporte, armazenagem e distribuição, bem como criar estratégias e oferecer soluções que minimizem perdas e prejuízos.

 

  1. Processos mais simplificados

Com a gestão logística terceirizada, o gestor de logística da empresa passa a ter uma função mais estratégica e menos operacional, já que ele não precisa mais se preocupar com os detalhes e a rotina da operação, mas sim com a análise de resultados, comparando se as metas foram alcançadas ou não e quais pontos podem ser melhorados. Retirar a parte operacional simplifica processos dentro da empresa, mas também dá ao gestor mais responsabilidade para pensar o negócio de modo sistêmico e integrado.

 

Como ficou claro, a contratação de um operador logístico traz diversos benefícios e é fundamental para o crescimento sustentável do negócio, permitindo economia de custos e melhoria de resultados. Há anos no mercado atuando como operador logístico, a Logic possui experiência, infraestrutura e know-how em logística integrada. Em seu portfolio são oferecidas soluções que abrangem todas as etapas da cadeia de suprimentos, pensando a logística de cada cliente de modo customizado e contribuindo para seu sucesso no mercado.

Para saber mais acesse nosso site ou entre em contato conosco.