ago 07

Novos tempos costumam trazer novas tecnologias e novas formas de produção. Este padrão não é novidade e já se repete ao longo dos séculos, como no caso das revoluções industriais experimentadas pela humanidade. Atualmente vivemos um novo ciclo, conhecido como Indústria 4.0 – caracterizado pelo uso de novos recursos que aumentem a eficiência e produtividade com redução de custos.

Os benefícios da Indústria 4.0 podem ser observados em diferentes áreas, inclusive em processos logísticos – dando origem ao termo Logística 4.0. Neste novo formato, a tecnologia é a maior aliada para aumentar o market share, tornando a organização mais competitiva com automação de processos e controles mais eficazes. Toda operação – desde máquinas e transportes até os colaboradores – deve estar conectada e sincronizada. O uso constante de tecnologia de ponta, como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas e Computação em Nuvem é fundamental para formação de redes inteligentes em toda a cadeia logística.

A Logística 4.0 oferece redução de perdas, visto que há maior controle no monitoramento de armazenagem e distribuição; precisão na análise de dados, através do uso de sistemas inteligentes que identificam padrões, analisam e automatizam processos como o Machine Learning; redução de custos operacionais e consequente aumento na satisfação do cliente. Além disso, a Logística 4.0 permite que a empresa foque melhor em sua estratégia de negócio e crescimento, ao modernizar a gestão sem comprometer a qualidade, tornando-se mais competitiva no mercado.

 

Logic investe em Logística 4.0

A Logic, desde sua fundação, segue atenta às mudanças e busca inserir sempre o que há de mais moderno em tecnologia de gestão e processos para otimizar sua operação logística. O exemplo mais recente disso é a integração das empilhadeiras trilaterais semiautomáticas com o Warehouse Management System (WMS) – que é o sistema de gerenciamento integrado de coleta e controle de dados. “Em tempos de logística 4.0, a integração de nossas máquinas com o WMS é fundamental para dar mais modernidade e agilidade ao nosso trabalho. O transporte de materiais fica ainda mais automatizado, reduzindo tempo, energia e dinheiro. Nossos processos se tornam até 25% mais eficientes e todos ganham com isso”, afirma o diretor de operações da Logic, Francisco Snoeck.

O segredo está na otimização dos fluxos, afinal a integração de dados via rede entre o sistema e as empilhadeiras permite o cálculo ideal de rotas no armazém – já considerando as empilhadeiras disponíveis no local -, coleta de materiais, confirmação automática de cargas entregues e seu destino final de disposição de modo rápido, eficaz e altamente preciso. Outro diferencial importante é que o WMS sabe a localização exata dos produtos armazenados de modo a orientar e monitorar em tempo real o trabalho de operadores e empilhadeiras – seja em operações de picking, separação ou armazenamento. Além disso o sistema trabalha com etiquetas de Código de Barras, QR Code e RFID.

“Esta integração é mais um esforço da Logic em oferecer serviços diferenciados num mercado tão competitivo. Tornamos nossas máquinas mais ‘inteligentes’ para reduzir riscos, perdas, erros e tempo. Em contrapartida aumentamos a segurança, confiança, eficácia e produtividade de nossos processos. Fizemos um investimento substancial em tecnologia para elevar ainda mais a qualidade de nossos serviços, mas temos certeza que isso impactará positivamente na satisfação de clientes, parceiros e colaboradores.”, conclui o diretor comercial da empresa, Daniel Muricy.